manchete @

Jornal Noticias

01-08-2014

Classe:

Ambito:

Tiragem:

Periodicidade: Diario

Informacéo Geral

Nacional
110603

Tematica: Justica
Dimensao: 421
S/Cor

Pagina (s): 12

Imagem:

Radioe iornal em
tribunal por fraude
ao Estado

de 70

CAMINHA Gabinete de
Meios de Comunicacao
Social enganado

com faturas falsas

Nuno Miguel Maia
e Oscar Queir6s
policia@jn.pt

AS PROPRIETARIAS da radio
Caminhense e do jornal
quinzenario com o mesmo
nome foram acusadas pelo
Ministério Publico de Cami-
nhade, com recurso a faturas
falsas, terem recebido indevi-
damente quase 70 mil euros
em subsidios do Estado. As
fraudes na obtencao de subsi-
dios ocorreram em multiplos
negocios, entre 2007 e 2010.
O “esquema” terd sido en-
gendrado em 2007, quandoa
“Radio Jornal Caminhense,
Lda”, gerida por Teresa e Elsa
Cepa, se candidatou ao In-
centivo a Iniciativa Empresa-
rial e Desenvolvimento Mul-
timédia, que previa compar-
ticipagdo do Estado, a fundo
perdido e através do Gabine-
te dos Meios de Comunica-
¢ao Social, até 50% de proje-
tos de desenvolvimento.
Diz aacusagdo que as argui-
das sereuniram com os donos
da ABSSL-Audio Broadcas-
ting Software System, Lda.,
de Viseu, e da Marinfor, de
Viana, obtendo destas em-
presas acordo para duplicar

K
B

1.2
| Ills-

miss&o online A

Beyonce

A la radio esta
no Facebook!

Faz-nos um l{b

Gestoras da radio sdo acusadas de usar faturas falsas

nas faturas o valor real dos
equipamentos e agoes de for-
macio, de modo a garantir fi-
nanciamento pelo valor total
dos investimentos.

No total, com faturas com
valores em duplicado e em
conluio com as empresas, a

MINISTERIO
PUBLICO EXIGE
RESTITUICAO

Além das proprieta-
rias da radio e do jor-
nal, o MP acusou mais
oito arguidos, incluin-
do duas empresas,
por alegada cumplici-
dade na fraude ao Es-
tado em 70 mil euros.
0O Ministério PUblico
exige que estas quan-
tias sejam restituidas.

radio e o jornal terdo recebi-
do 69 393,25 euros.

Na primeira experiéncia, a
estratégia funcionou. E, um
ano depois, Teresa e Elsa
Ceparepetiram o “esquema”.
Com faturas pelo dobro do
valorreal, o Estado comparti-
cipou, de novoa fundo perdi-
do. Voltou a correr bem, pelo
que —ndo ha duas sem trés -,
no ano seguinte (2009), as
Cepavoltaram a carga, pedin-
donovasubvencio. Recebida
atotalidade dodinheiro pelas
empresas fornecedoras, os
valoresadesviar regressavam
as contas da rddio e jornal,
através de supostos servicos.

A alegada fraude foi desco-
bertaem 2010 e originou ago-
raacusacao do Ministério Pa-
blico. Os 10 arguidos podem,
agora, tentarevitaraidaajul-
gamento, requerendo a aber-
tura de instrucéo. @




